Perante esta composição expansiva, o espectador quase se alheia do facto de o espaço ser mal iluminado.
A personificação da antiga Filosofia situa-se na parede directamente oposta à Disputà ( Teologia ), ilustrando a veneração do Santo Sacramento, que será abordada no próximo post.
A Escola de Atenas representa a verdade adquirida através da razão.
Em lugar de a ilustração recorrer às figuras alegóricas, como era hábito nos séculos XIV e XV, convocando o olhar para o infinito, Rafael submete o espaço pictórico às leis do plano, revelando conhecimento da arquitetura dos banhos romanos, fazendo a síntese entre o pagão e o profano.
A Escola de Atenas
As figuras solenes de pensadores e filósofos - juntas em cada tema - representam um verdadeiro debate filosófico: astronomia, geometria, aritmética e geometria dos sólidos, são descritas de forma concreta, num imponente plano arquitectonicamente enquadrado no centro de um vasto espaço abobadado.
As figuras estão dispostas da esquerda para a direita, enquanto a arquitetura do eixo central é contrabalançada pelas paredes que avançam de ambos os lados.
detalhe
No primeiro plano à esquerda, um rapaz segura a tábua da harmonia musical diante de Pitágoras.
detalhe
A figura de Sócrates, de perfil.
detalhe
Platão e Aristóteles, considerados os principais representantes da filosofia grega durante toda a Idade Média, caminham em diálogo no topo das escadas.
Em baixo e ao centro - em atitude filosófica - Diógenes? reclina-se nos degraus, numa expressão de despojamento em relação às necessidades materiais e a um estilo de vida.
detalhe
A figura de Heráclito? - reclinado sobre o bloco de mármore - terá sido associada mais tarde.
detalhe
Euclides desenha uma figura geométrica perante um grupo de jovens.
detalhe
A figura com o globo - vista de trás - é provavelmente Ptolomeu, tendo à sua frente Zaratrusta com a esfera.
detalhe
Rafael - de chapéu escuro - e o seu amigo Sodoma
detalhe
Minerva
As figuras desta composição não se atropelam nem são sufocadas pelo aglomerado; sugerem movimento, numa celebração do pensamento clássico liberal, onde tudo é discutido e exercitado.
clique nas imagens para ampliar
10 comentários:
Gostei demais da tua página.
Parabéns.
Muito interessante o teu blogue e de grande utilidade para quem o vê. Já experimentaste escrever na wikipédia? Acho que ias gostar do conceito.
:-)
A sua página tem idéias bem claras e objetivas. A linguagem simples, porém com muito conteúdo mostram sua admirável competência. Parabéns.
Olá Antônio! Sua página é excelente, gostei bastante! Entretanto, posso tomar a liberdade de te avisar sobre um pequeno engano? A escultura que você aponta como Minerva é na verdade Apolo (note que ele inclusive está segurando sua lira). Minerva está representada na escultura que aparece no lado direito do afresco, carregando as armas.
Sinto-me até envergonhada por nunca ter admirado com tanta clareza essa obra tão maravilhosa. Acho que via, mas não enxergava. Agradeço a vc o estudo dessa e de todas as outras contidas neste blog.
Abraço!
S.M.J., há um equívoco no terceiro detalhe, que não retrata Sócrates, mas o filósofo pré-socrático Parmenides de Elea e, ao seu lado, a filósofa Hypatia - única mulher retratada - que, por ironia, foi martirizada por cristãos fanáticos. Socrátes se encontra logo acima de Parmenides com uma túnica verde.
salvo melhor juizo, agradeço a correcção relativa a Minerva, que está na ala direita e não onde referi.
As pesquisas que fiz sobre Sócrates/Parmenides não foram conclusivas, pelo que assumo como verdadeira a observação.
Obrigado,
António
Amei essa pagina...muito bom mesmo....Parabéns
Parabéns pelo post, vc tem a leitura da Mona Lisa, preciso p/ um trabalho.
Abraços.
por favor preciso muito de ajuda, estou cursando artes, sou apaixonada por filosofia da educação,e pretendo elaborar meu tcc sobre a escola de athenas por ser uma grandiosissima obra e falar sobre filosofia preciso de material alguem pode me ajudar
Enviar um comentário