fevereiro 27, 2009

Os Frescos de Giotto

Na Reitoria da Universidade do Porto, até 7 de Maio, podemos ver um conjunto de fotografias de alta resolução, réplicas dos frescos de Giotto na Capela de Scrovegni, em Pádua, mandada construir por Enrico degli Scrovegni em 1303 e consagrada à Virgem da Anunciação em 1305.

As ilustrações de Giotto, de grande realismo e expressividade, retratam cenas da vida de Cristo.









fevereiro 17, 2009

Amor Sagrado e Profano


Amor Sagrado e Profano, obra-prima de Ticiano (1490-1576), foi pintada quando tinha aproximadamente 25 anos, para celebrar o casamento do veneziano Nicolò Aurélio (vide brasão no sarcófago) com a jovem viúva Laura Bagarotto, em 1514.

A noiva vestida de branco, sentada ao lado de Cupido, é ajudada pessoalmente por Vénus. A figura com o vaso de jóias simboliza a “fugaz felicidade na terra” e a que segura a chama ardente do amor de Deus simboliza a “felicidade eterna no céu”.





O título resulta de uma interpretação de meados do século XVIII e que dá desta obra uma leitura moralista da figura nua, considerando que o artista pretendeu assim exaltar o amor terrestre e o amor divino. Na realidade, a filosofia Neoplatónica do amor sagrado e profano em que Ticiano e o seu círculo acreditavam, contemplando a beleza da criação, conduziu a uma consciência da perfeição divina da ordem do universo. É por estas e por outras que temos divas:)

Nesta pintura de amor campestre, Ticiano exaltou a delicada poesia lírica de Giovanni Bellini ou Giorgione e atribuiu-lhes uma grandeza clássica. O Amor Sagrado e Profano de Ticiano é um ícone da Galleria Borghese.